O que é resolução de imagem?

Resolução de uma imagem ou “dpi” (“dots per inch”, ou também chamado de “ppi” ou “pixels per inch”) é o termo utilizado para descrever o número de pixels contidos numa imagem.

Um pixel é a menor parte de uma imagem,  ou seja, resumidamente podemos dizer que uma imagem é feita de vários quadradinhos (pixels). Cada um destes quadradinhos (pixels) tem uma cor atribuída, e a junção de todos os quadradinhos (pixels) traduz-se numa imagem completa.

Assim sendo, a resolução pode definir-se como um conjunto de quadradinhos (pixels) numa determinada imagem. E quantos mais quadradinhos (pixels) tiver uma imagem, mais qualidade esta terá.

Pois bem, e o que é a qualidade numa imagem?
A qualidade de uma imagem digital será dada com base em dois aspetos, a quantidade de pixels por polegada (dpi = resolução da imagem), e o número de pixels na horizontal e na vertical (tamanho da imagem).

Por exemplo, se uma imagem tem 2048 pixels x 1536 pixels (largura x altura), significa que contém 3,145,728 pixels (ou 3.1 Megapixels). Ou seja, A quantidade de MegaPixels, vai definir o tamanho máximo de ampliação de uma imagem sem diminuir a sua qualidade.

Baixa Resolução VS Alta Resolução
Podemos considerar 72 dpi uma baixa resolução e 300 dpi alta resolução. E o que quer isto dizer? Uma imagem de 72 dpi, tem 72 pixels x 72 pixels = 5184 pixels por 6,5 cm2 enquanto que uma imagem com 300 dpi tem 300 pixels x 300 pixels = 90000 pixels por 6,5cm2 – a diferença é enorme!

Para termos uma ideia mais exata do que isto quer dizer, imagine um quadrado com 6,5cm de lado, dentro desse quadrado cabem 5184 quadradinhos mais pequeninos na imagem de 72 dpi e 90000 quadradinhos pequeninos dentro da de 300dpi.
O que é que isto nos diz? Basicamente uma imagem que seja composta por um maior nº de quadradinhos (pixels) será uma imagem mais nítida (melhor qualidade).

Que resolução utilizar?
Depende do caso…

A melhor opção será sempre tirar as suas fotografias com uma resolução alta, porque depois é possível diminuir a mesma.  No entanto, não é possível aumentar a resolução de uma imagem – se a imagem original estiver abaixo dos 300 dpi e a redimensionar para esta resolução o que vai acontecer é que simplesmente irá expandir os pixels.

Pense no exemplo dos quadrados, se a imagem original tiver 5184 quadradinhos é impossível transformar esses mesmos em 90000! Hipoteticamente, se esses quadradinhos tivessem 1mm de altura ao aumentar a resolução eles passariam a ter por exemplo, 6mm.

Se a sua intenção é imprimir uma imagem, então deverá utilizar o maior número de dpi possível (por exemplo: 300dpi), porém se pretende utilizar as imagens na web, a sua melhor opção será colocar imagens com menos resolução (72/96 dpi). Imagens com menos reoslução são imagens mais leves, ou seja, demoram menos tempo a serem carregadas.

Em suma, a resolução original de uma imagem é um fator crítico. Se tiver uma resolução baixa não tente aumentar a mesma pois o resultado será uma imagem pixelizada (imagem acima), isto é, uma imagem em que se consegue visualizar os quadradinhos (pixels) que compõem a imagem. Tire sempre as suas fotografias com uma resolução alta e com o maior tamanho possível, assim as suas opções para com as mesmas serão mais vastas – impressão de cartazes, muppies, outdoors, etc.

Last modified on Fevereiro 4th, 2015 at 10:47 am