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Marketing relacional: como ser recomendado pelos clientes?

A expansão do mercado imobiliário criou imensas oportunidades para quem optou, recentemente, pela carreira como consultor imobiliário. Com o aumento de pessoas a trabalhar na mediação imobiliária, existe, naturalmente, maior exigência para quem se quer destacar e afirmar como um profissional bem-sucedido.

Planear e executar estratégias que geram mais negócios tornou-se essencial para angariar e fidelizar clientes.

Uma das formas mais eficientes de o fazer é através da construção de um relacionamento duradouro com os clientes. Uma estratégia de marketing relacional permite a criação de valor através da partilha de benefícios durante a o período de parceria.

Para criar relacionamentos que aumentem o número de negócios, é indispensável dar atenção a 3 pontos de destaque: captar, reter e fidelizar.

Para que consiga mais recomendações e aumentar, naturalmente, a sua rede de contactos pode seguir algumas das dicas que temos para si:

Acompanhe as preocupações dos clientes

Um dos mercados mais difíceis para medir a satisfação do consumidor é o imobiliário, porque as pessoas idealizam o “lar” com que sempre sonharam, mas nem sempre isso é compatível com o poder de aquisição. Há, logo à partida, margem para que as expectativas sejam defraudadas.

O sucesso comercial do imobiliário começa, quase sempre, na qualificação. Os melhores consultores imobiliários qualificam os clientes de forma a perceber quais as expectativas, necessidades e real capacidade para comprar o imóvel que desejam.

Esta qualificação demonstra cuidado e preocupação com o cliente. Há um estudo detalhado do perfil do comprador e uma seleção rigorosa das propriedades que pode, realmente, adquirir.

Estar bem preparado impressiona os clientes. Preocupar-se com o que eles precisam leva a que seja recomendado. O processo de compra/venda de um imóvel não é fácil, por isso o acompanhamento ao cliente é atributo muito valorizado.

Pense na comunicação como a chave para o sucesso.

A comunicação é fundamental no marketing relacional, principalmente no setor imobiliário. Uma boa comunicação dita o sucesso da promoção dos imóveis e do serviço que presta como consultor.

O mercado atual, altamente competitivo, exige que os agentes imobiliários estejam focados na nova realidade onde impera a intenção de satisfazer o comprador e vendedor do imóvel.

Enviar uma mensagem após o primeiro contacto e na finalização da angariação ou venda é o primeiro passo para um relacionamento duradouro de sucesso.

Faça do cliente um embaixador do seu negócio

A melhor estratégia para garantir que os clientes acabam por tornar-se embaixadores da marca é oferecer um ótimo serviço. Ter clientes satisfeitos é uma condição imprescindível.

Cultivar o relacionamento com o cliente de forma próxima e atenciosa é o plano ideal para se destacar numa esfera tão competitiva como o setor imobiliário.

Ter as redes sociais como aliadas.

Plataformas como o Facebook, Instagram e LinkedIn permitem conversas, trocas de informação e negociações e apoiam no relacionamento positivo.

Aproveite para divulgar conteúdo relevante que possa ajudar a solucionar problemas de quem vende e compra imóveis. Mostre que é um especialista no setor.

O marketing relacional é uma estratégia que mostra resultados a médio e longo prazo, permitindo fixar a o seu serviço na mente dos clientes, tornando-se uma referência para eles e motivo de conversa com amigos e conhecidos.