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Marketing imobiliário: como otimizar presença no LinkedIn

O LinkedIn é uma ferramenta importante tanto para agentes como agências imobiliárias. Uma boa utilização desta rede social enquanto canal de prospeção pode gerar grandes oportunidades.

Não existem truques mágicos para tornar o seu perfil de LinkedIn perfeito. Contudo, iremos partilhar algumas dicas que o/a ajudam a ter uma presença que causa maior impacto.

Pontos-chave para a otimização do seu LinkedIn:

  1. A primeira impressão conta sempre.

Utilize uma foto de perfil com a melhor qualidade possível e, para além disso, com um tamanho mínimo de 400 x 400 px. É importante ter uma foto de capa representativa do seu setor com um tamanho 1584 x 396 px.

  1.  O campo “nome” apenas deve conter o seu nome.

Quando criar/editar o seu perfil não use a secção “nome” para colocar outras informações como o seu cargo, por exemplo. Posteriormente, no espaço “Título” pode detalhar tópicos relevantes. Introduza aquilo que faz e a sua especialidade, para que quando o seu perfil surja em resultados de pesquisa, isso sirva de Call to Action.

Campos para preenchimento LinkedIn

  1. Mantenha-se conectado no mínimo com 500 pessoas.

Até atingir as 500 conexões, o LinkedIn mostra o número exato de pessoas ligadas ao seu perfil. A partir desse número a informação disponibilizada é de que possui “+ de 500” conexões.

Número conexões Linkedin

Como é sabido, as pessoas gostam de estar conectadas a pessoas que tenham grandes redes de contactos. Mais uma vez, criar um bom impacto é fundamental.

Ao fazer o pedido de conexão, adicione uma mensagem que tenha no máximo 300 caracteres. Apresente-se e diga o porquê da sua conexão ser uma mais-valia.

  1. Disponibilize toda a informação possível.

Nem toda a gente gosta de enviar mensagens, logo, disponibilize toda a informação no seu perfil dando múltiplas opções. E-mail, números de telemóvel e morada.

É de extrema importância dar credibilidade ao seu perfil. Pense no LinkedIn como um CV numa rede social, porque é isso que se pretende.

Coloque as suas experiências profissionais, voluntárias e as suas habilitações literárias. Pode mesmo identificar as empresas onde trabalhou e trabalha caso elas tenham um perfil empresarial. Se for o dono da Agência, pode mesmo criar um perfil empresarial para a sua Imobiliária.

  1. Personalize o URL do seu perfil.

O objetivo da otimização do seu perfil LinkedIn é para que ele seja realmente profissional. Para isso, é essencial a criação de um URL que seja simples encontrar o seu perfil numa pesquisa.  

Portanto, o melhor é utilizar o seu nome e sobrenome. Imagine que o seu nome era António Gonçalves ou Antónia Gonçalves, o seu URL deveria ser https://linkedin.com/antonio-gonçalves ou https://linkedin.com/antonia-gonçalves , respetivamente.

Para isso clique na ligação “Editar perfil Público e URL” e de seguida “Editar URL”.

Editar URL LinkedIn

Editar URL LinkedIn

  1. Tenha atividade, mantenha o perfil atualizado.

Um dos pilares para o sucesso nas redes sociais é a atualização constante da informação, de preferência com algo que traga valor ao mercado que pretende alcançar. Visite sites como o BuzzSumo ou o Social Animal para ver quais são os temas do momento nas redes sociais.

  1. Fale diretamente para o seu público-alvo.

Direcione o seu discurso e conteúdo diretamente para o tipo de pessoa que está a tentar alcançar.

Cada palavra deve ser posicionada com esse objetivo em mente e, da mesma forma que não deve usar um vocabulário extremamente informal, não abuse do formalismo para comunicar. Quando se está numa rede social, comunicamos com várias conexões, diferentes entre si. Tente usar uma tipologia de comunicação que seja capaz de abranger o maior número de pessoas que o seguem.

  1. Comunique de forma criativa.

Quanto mais direta for a mensagem, mais facilmente ela é entendida. Uma boa solução que pode incentivar a interação com as publicações passa pela boa utilização do vídeo e conteúdo em formato infográfico. Há imensos exemplos em redes sociais como o Pinterest de infográficos simples que pode criar.

  1. Junte-se a grupos ligados ao seu setor.

Pode juntar-se a um máximo de 100 grupos, por isso, tire vantagem de cada um deles. Selecione-os primeiro pela afinidade da localização e do tipo de mercado que pretende integrar. Ter uma boa estratégia para grupos pode ser importante para conseguir mais conexões.

  1. Seja Recomendado

Uma excelente forma de conquistar credibilidade é ser recomendado. Principalmente quando a recomendação é inserida por um cliente ou ex-colega de trabalho. Conseguir recomendações é muito atrativo para quem visita o seu perfil.