Guia passo a passo: como criar uma campanha de Facebook Ads para a sua agência imobiliária

Guia passo a passo: como criar uma campanha de Facebook Ads para a sua agência imobiliária

Anunciar no Facebook é uma das maneiras mais eficazes de publicitar a sua agência imobiliária ou carteira de imóveis. O retorno de investimento é maior, e consegue analisar facilmente os seus resultados. Isto para não falar na maior vantagem relativamente aos meios tradicionais: consegue segmentar, ao detalhe, o público-alvo.

Para que possa investir com mais confiança na plataforma de anúncios do Facebook criámos este guia passo a passo que o/a ajudará a criar uma campanha de Facebook Ads mais eficaz para a sua agência imobiliária.

1ª – Entre no Facebook Ads

A maneira mais simples para chegar à plataforma, é entrar no Facebook para Empresas.

2ª – Selecione o objetivo da sua campanha de marketing

Para escolher qual o objetivo da sua campanha, terá que pensar qual a ação que quer que as pessoas tomem ao ver o seu anúncio. É gostar da sua página? Então deve escolher o objetivo “Interação”. Pretende que as pessoas vejam o anúncio e sigam para o seu website para ler mais informações? Então o objetivo a escolher é “Tráfego”.

Estes são os objetivos mais frequentes. Se puder, evite as campanhas de “Divulgação de marca” e “Alcance”. Não trarão um retorno tão palpável.

Depois de dar o nome para a sua campanha, clique em “Continuar”.

facebook ads exemplo

3º – Defina o público-alvo

Antes de avançar para a segmentação do público-alvo, dê um nome ao conjunto de anúncios. Poderá parecer um pormenor, mas quando tiver dezenas de anúncios, ser-lhe-á mais fácil identificar um especifico,  quando quiser fazer uma análise de resultados.

identificação do anúncio

Após a identificação, passe diretamente para a secção “Público”. As opções “Tráfego” e “Ofertas” não serão necessárias para este processo especifico.

A definição do público-alvo é das ações mais importantes na criação do anúncio. É aqui que vai escolher a quem será mostrada a publicidade. Lembre-se, que quanto mais especifica for a segmentação, melhor. Estará a atingir pessoas às quais o seu negócio realmente interessa,

Para começar, selecione a localização para o seu anuncio. Se não mexer na pré definição apresentada, ou seja, localização “Portugal”, o facebook vai mostrar o anuncio a utilizadores distribuídos por todo o país. Isto não será muito útil, na maior parte das vezes.

Se tem uma agência imobiliária no centro de Braga, por exemplo, o seu público-alvo são, principalmente, pessoas do distrito que estão à procura de uma nova casa ou que se estão a mudar.

No campo “adiciona mais localizações” procure por “braga” e escolha“Braga District”. Com esta segmentação criada, o seu anuncio apenas será mostrado a pessoas com residência ou localização recente na área selecionada.

3

Com a localização especificada, pode, agora, definir a “Idade”, “Sexo” e “Idiomas”. DICA: quando selecionar o “Idioma” escolha “Português (todos)”. Dessa maneira “apanhará” pessoas que utilizam o Facebook em português do Brasil e de Portugal.

4

De seguida, passará para a área que lhe permitirá refinar a sua segmentação: “Definição do público-alvo detalhada”.

Nesta secção podemos adicionar características sobre as pessoas que queremos alcançar. Através dos filtros (que acede ao clicar em “Procurar”) chegará a dezenas de opções que pode incluir ou excluir da sua campanha de anúncios.

5

Por exemplo, para os agentes imobiliários é interessante incluir pessoas que tem um “Emprego novo”; que estão “Noivas“, que estão “Numa relação nova”, pessoas “Recém casados”, utilizadores que interagiram recentemente com páginas de “Agências Imobiliária”… As possibilidades são muitas.

DICA IMPORTANTE: Exclua utilizadores com a característica “Mudaram-se recentemente

6

Para finalizar a segmentação do público, não se esqueça de excluir pessoas que gostam da sua página. Com elas, já consegue interagir mais facilmente, e escusa de pagar para alcançar pessoas que já fazem parte da sua audiência.

facebook ads excluir pessoas que gostam página

Caso este seja um público-alvo que queira aproveitar para futuras campanhas, clique em “Guardar este Público”.

4º – Escolha os locais de publicação.

Nesta secção irá escolher em que plataformas será mostrado o seu anúncio. O Facebook é dono do Instagram e, obviamente, do Facebook, Messenger, por isso não estranhe ver estas opções.

O Facebook tem por predefinição “Locais de publicação automáticos (Recomendado)”, No entanto, se não achar rentável gastar dinheiro para anunciar no Instagram, Messenger ou no Audience Network (nos quais se inclui os banners da rede social), selecione a opção “Editar locais de publicação” e escolha os canais nos quais quer anunciar.

Facebook ads - selecionar locais de publicação

5º – Defina um orçamento e data de conclusão da campanha

A parte mais importante desta secção é, como adivinha, a definição dos gastos para a sua campanha. No campo “Orçamento” pode determinar o budget diário, ou total. Repare que ao mexer no orçamento, as estimativas de alcance e resultados variam.

Caso queira estabelecer uma data de conclusão para a campanha, deve selecionar o campo “Definir uma data de início e de fim”.

Facebook ads - definir orçamento

Feito? Então clique em “Continuar”.

6º – Crie o seu anúncio

Primeiro selecione a página com a qual vai anunciar.

Facebook ads - adicionar página

Escolha o formato de anúncio. Pode optar pelo Carrossel” por uma “Imagem única”, “Vídeo único”, Apresentação” ,  Coleção ou Canvas“.  Estes últimos exigem um pouco mais de trabalho, mas quando bem criados, são extremamente iterativos e, normalmente, o público interage bastante,

Para este exemplo vamos optar por um anúncio de “Imagem única”.

Facebook ads: tipo de anúncio

Faça upload da imagem do seu anúncio. Caso não tenha uma fotografia apelativa, o Facebook dispõe de imagens gratuitas que pode usar. Para as ver, clique em “Imagens gratuitas” e faça uma pesquisa. DICA: se os resultados não lhe agradarem, procure utilizando palavras-chave em inglês, Irá ampliar a sua pesquisa e devolver outros resultados.

14Caso carregue uma imagem do seu computador certifique-se que ela tem o tamanho de 1200 x 628 píxeis, e que não tem muito texto.

No campo “Ligações” irá fazer as restantes configurações do anúncio. Em “URL do site” insira o link para a página de destino. A partir daí, é só escrever os textos que convencerão as pessoas a visitar o seu website imobiliário, e selecionar o “Apelo à ação”.

Facebook ads: pré-visualização anuncio

Em “Pré-visualização do anúncio” poderá ver como ele será mostrado em todos os formatos possíveis.

Caso esteja satisfeito/a com o seu anúncio, é só clicar em “Continuar”. A sua campanha será revista pelo Facebook e se for aprovada significa que já é um anunciante na plataforma.

7º – Teste e meça resultados

Criar uma campanha no Facebook é relativamente simples. Construir bons anúncios, nem por isso, A única forma de chegar aos resultados que deseja, é testar e analisar. Se um conjunto de anúncios não lhe der a rentabilidade que procura, não desista. Faz parte da aprendizagem para criar campanhas de Facebook Ads mais eficazes para a sua agência imobiliária.

Last modified on Julho 5th, 2018 at 13:28