Dicas prospeção ramo imobiliário

5 dicas para a prospeção de clientes no imobiliário

Este é uma das áreas mais complicadas na mediação imobiliária. Angariar clientes, e imóveis, exige dedicação, perseverança e um trabalho contínuo. Não será com atalhos que irá ter sucesso.

Uma estratégia de prospeção de clientes fará com que tenha uma quantidade de leads constante, ao longo do tempo. Qual a vantagem? Uma carreira mais estável e longa. Pois sem clientes não consegue trabalhar.

Um dos erros mais cometidos pelos consultores imobiliários, é procurar clientes, apenas, quando já não tem oportunidades de negócio que se possam realizar num futuro próximo.

Como deve fazer uma prospeção de clientes eficaz? Aqui ficam algumas dicas que o podem ajudar.

 1 – Crie um plano estratégico

Não é preciso delinear um plano de ação que inclua todos os cenários. Mas é essencial que comece por definir alguns aspetos importantes.  Que tipo de imóveis está a vender? Qual o público-alvo?  Onde o pode encontrar? Como é que deve comunicar com essas pessoas? Quais as abordagens que que podem funcionar?

É importante que se torne num especialista da zona de ação na qual trabalha/ pretende trabalhar. Se é a pessoa a quem todos podem perguntar seja o que for sobre o imobiliário na zona Y, será recomendado com mais frequência, e os leads chegarão até si.

2 – Utilize todos os canais de comunicação

É provável que se sinta mais confortável a trabalhar com alguns canais de comunicação em detrimento de outros. Identifique aqueles nos quais tem melhores resultados (e mais facilidade) e use-os. Se não conseguir os resultados pretendidos, comece a explorar os que não utiliza tão frequentemente.

A sua rede de contactos deve ser uma das suas principais armas para a prospeção de clientes. Mantenha, sempre, algum tipo de comunicação com as pessoas que conhece. Certifique-se que é o primeiro nome que vem à cabeça quando pensam em “agente imobiliário”. Basta um telefonema a desejar “parabéns” ou um convite para um evento no qual participa. Ponha o seu marketing pessoal a funcionar.

O passa-palavra, e as recomendações, são ainda muito importantes para a captação de clientes.

Por isso, não esqueça os seus clientes assim que eles compram uma casa. Mantenha uma via de comunicação aberta.

3 – Envolva-se com a comunidade na qual quer conseguir leads

Exige muito, mas é uma maneira de se colocar no mercado. Se ninguém ouvir falar de si, ninguém vai à sua procura. A zona na qual trabalha tem um clube de futebol? Porque não patrociná-lo? Há algum projeto social com o qual se possa envolver? Há algum problema comunitário que pode ajudar a resolver?

Às vezes, bastam ações simples como distribuir lembranças ou produtos utilitários que ninguém compra, como por exemplo, calendários.

O importante é que a população sinta a sua presença. Que saiba que quando quiser vender a casa ou sugerir um consultor imobiliário a alguém, é só entrar em contacto consigo.

  4 – Invista em ferramentas que o ajudam

Um CRM ajudá-lo-á a manter uma base de dados de clientes bem cuidada e a programar ações especificas para cada tipologia de cliente. É indispensável que faça uma gestão de todos os dados e contactos de quem já entrou em contacto consigo. Não só o ajudará a segmentar o público, como a delinear uma estratégia de marketing mais focada. Especialmente para aqueles leads que nunca lhe disseram “não”, mas sim, “ainda não”.

A prospeção de clientes.no imobiliário já não pode ser feita sem pensar nas redes sociais e ferramentas digitais. Se o seu público alvo é ativo no facebook, twitter, instagram, etc, deve participar na rede que lhe trará maior retorno de investimento. E como o deve fazer? Torne-se num conselheiro imobiliário. Escreva artigos, que pode partilhar no seu blog ou perfil de linked in, nos quais dê conselhos a quem procura uma casa. Fale sobre a sua zona de ação. Mostre o estilo de vida que pode ser conseguido por alguém que lhe compre um imóvel.

Seja o expert a quem todos recorrem.

5 – Saia da zona de conforto e nunca desista

Angariar clientes pode passar por ações nas quais tenha que se expor mais. Organizar eventos, participar em palestras, estar presente em eventos comunitários, etc. Por isso, não se limite a estar atrás da secretária a telefonar ou mandar emails. Esse é um trabalho importante, mas um pouco de marketing pessoal fará maravilhas na prospeção de mercado.

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Last modified on Setembro 29th, 2017 at 10:52