CRM? Temos duas respostas.

A primeira pergunta:  exatamente qual é a sua importância?
A segunda: como escolher um?

Com os avanços e desenvolvimentos a nível tecnológico, as possibilidades e oportunidades de comunicação estão francamente ampliadas e nunca foi tão fácil chegar ao primeiro contacto com o cliente. Ao mesmo tempo, é mais fácil  garantir ferramentas que ajudam no processo de qualificação e fidelização do cliente. É essencial conhecê-lo, comunicar de forma próxima, personalizada e adequada mas o que faz quando tem muitos clientes e procura tantos mais?
O CRM, um bom CRM, coloca o cliente como principal parte do negócio e permite-lhe ter todas as informações relevantes para estratégias de venda e de fidelização numa só plataforma. 
Assim, a primeira resposta é: o CRM é fundamental!

De todas as razões, selecionámos aquelas que, acreditamos, resumem a importância e as mais-valias que um sistema CRM traz ao seu negócio.

1. Organização e histórico
Agendas, ficheiros excel, blocos de notas, lápis e canetas… e depender da nossa memória para nos lembrarmos de todas as atividades e, ao mesmo tempo, fazer um acompanhamento de perto junto dos nossos clientes e negócios em prospeção é, podemos dizer, arriscado.
Com um CRM registamos todas as informações pertinentes, todas as atividades e definimos que tipos de atividade fazem sentido como next-step para determinado ponto do negócio ou do relacionamento com o cliente – marcar reunião, ligar, enviar e-mail, agendar visita, fazer follow-up….e somos alertados pelo sistema quando temos de o fazer. O melhor? Ter todo este registo acessível, organizado e consigo e estas atividades definidas e agendadas.

2. Informação centralizada
Este é um dos maiores benefícios de um sistema CRM. Permite-lhe encontrar, facilmente, dados e informações do cliente, dos negócios em aberto, estados de negócio, valores, datas, estatísticas… tudo o que precisa e é fundamental para uma boa gestão de negócio. Assim, tem tudo o que precisa numa só plataforma. E, se o CRM estiver alojado em cloud, como o X-IMO CRM, consegue aceder a esta informação a partir de qualquer lugar e dispositivo o que o torna também perfeito para equipas comerciais.

3. Conhecer: o cliente e a sua equipa
Que informações tem sobre cada um dos seus clientes? Apenas nome, telefone e morada? Saber detalhes relevantes sobre o seu cliente e para o seu negócio não é mais um extra, é fundamental. Ainda mais se quer ganhar a confiança do cliente. Registe comentários feitos durante atendimentos, detalhes que considere importantes, horários em que está mais e menos disponível, as razões da procura e as características sinceras do que procura. Isto vai ajudá-lo a fazer uma análise completa e mais incisiva sobre o que o cliente precisa e, desta forma, dar-lhe exatamente o que precisa. Qualifique!
Além do cliente, com um bom CRM também consegue fazer o acompanhamento e seguimento do trabalho da sua equipa. Aceda a estatísticas e informação de agenda, produtividade, atividades realizadas. Analise a eficiência e a produtividade de cada elemento da sua equipa. Conheça e acompanhe, na palma da mão, os seus clientes e a sua equipa.

4. Fidelização de clientes
Hoje em dia, fidelizar um cliente é tão ou mais importante do que conseguir um novo cliente. As informações que registou no CRM permitem-lhe trabalhar, atender e relacionar-se de forma personalizada e direcionada. Aqui abordámos algumas formas de fazer um bom trabalho pós-venda.

Entendida a importância de um CRM para o seu negócio, é preciso escolher. Sabe como?
Facilidade:
 para quê ter inúmeras funcionalidades que são difíceis de usar?  O CRM é acedido e utilizado várias vezes todos os dias, na grande maioria delas pela sua equipa que precisa de agilidade na informação. Procure facilidade, mobilidade e conetividade.
Preço: também deve ser levado em conta na hora da análise dos softwares disponíveis e por isso é preciso encontrar o melhor custo-benefício. Consulte os planos de serviço X-IMO CRM que lhe garantem as melhores funcionalidades, ao melhor preço.
Suporte e Formação especializada: é outro ponto que é fundamental para a escolha de um CRM. Garanta que é apoiado nas suas dúvidas e questões, se não terá problemas para ter uma dúvida respondida e garanta apoio à sua equipa na utilização do software.

 💡  Ou seja: com toda a mobilidade e numa só plataforma, a Gestão do seu Negócio e da sua Equipa; a Gestão e a Qualificação de Clientes e a Gestão dos Processos do Negócio e, além disto, a  promoção e divulgação de imóveis, websites profissionais, e-mail marketing.
Como pode ajudar o seu negócio?  Resposta garantida a partir daqui.

(Já tínhamos abordado o CRM aqui e aqui mas o tema é tão pertinente que o recuperámos. 🙂 )