omo contratar um bom comercial

Como recrutar um bom comercial?

Como contratar alguém para o setor comercial da sua agência imobiliária? No mercado imobiliário, temos a clara noção que a comunicação e capacidade de negociação são a chave para o sucesso. Esta capacidade pode já estar presente no comercial que pretende contratar, ou pode estar escondida à espera de ser potenciada.

Ninguém se torna comercial de um dia para o outro. Com brio, entusiasmo, persistência e dedicação o comercial pode passar de um nível mediano a excelente.

Dicas fundamentais para quem contrata.

Se for o recrutador, pode elaborar uma lista com as características fundamentais que um comercial deverá ter para colaborar no projeto da sua empresa. Ambição, empatia, persistência, facilidade de comunicação e poder de argumentação são as qualidades mais procuradas.

Escolha pessoas com vontade de aprender, que tenham atitude positiva e possuam uma base curricular enquadrada com a sua empresa.

  • A importância de um bom anúncio…

Elabore um anúncio de recrutamento no qual menciona de forma clara o que procura num profissional. O curriculum, na maioria dos casos, apresenta fortes qualidades dos candidatos, capazes e excelentes, mas é preciso muito mais que um CV para conhecer um bom profissional.

Nesta primeira abordagem, esteja atento à energia e entusiasmo do candidato. Alguns apresentam-se tão desmotivados que nunca serão a melhor escolha para a sua empresa.

  • O Nervosismo é desculpa?

Faça questões diretas como: “o que faz quando um cliente refere que vai comprar o imóvel numa empresa concorrente, uma vez que o preço é inferior?”. É necessário fazer uma análise minuciosa das respostas e considerar o nervosismo como um fator preponderante.

É normal estar nervoso quando se tem pouca experiência. Com a prática da atividade comercial e com pressão que a maioria dos clientes exerce, o profissional contratado rapidamente irá perceber que para singrar no negócio é necessário deixar os nervos de lado e ter a perspicácia para ultrapassar as frustrações.

  • A experiência é importante, contudo, não é tudo.

Um comercial de sucesso vindo de outra empresa que apresente excelentes resultados, não garante que o mesmo aconteça na sua empresa. Por vezes, o sucesso dele prende-se com o modelo de negócio da outra agência, uma boa carteira de clientes e nem tanto com uma performance excecional. Por isso, não receie em contratar pessoas sem experiência. Pessoas novas podem trazer novas ideias e estratégias inovadoras para o seu negócio.

  • Uma boa presença digital

Visite as redes sociais profissionais nas quais o seu comercial está presente. Hoje em dia, um profissional com uma boa presença digital e com noção de utilização das redes sociais como ferramenta de prospeção tem potencial para angariar mais clientes.

  • Avalie como o candidato se relaciona com os colegas.

Conte com a participação de outros consultores durante a entrevista. Analise o relacionamento do candidato com personalidades diferentes. É um bom teste para ver se o candidato é um bom ouvinte, se desenvolve empatia e se tem boa capacidade de argumentação. Visto que o profissional irá relacionar-se com vários tipos de clientes ele terá de estar preparado para negociar com todos eles.

  • Perceba como a sua empresa vai ser representada.

Perceba como o seu comercial se comporta. É fundamental que tenha um comportamento adequado em relação à empresa que representa.

Se o candidato reúne todas as características referidas ao longo deste texto, considere-o um forte candidato a ficar com a vaga proposta. Uma boa equipa de profissionais vai, com certeza, fazer o seu negócio crescer. Profissionais que tenham potencial para representar com excelência a sua empresa, devem ser vistos como uma mais-valia para a sua agência.