Como definir os objetivos da sua empresa?

Como definir os objetivos da sua agência imobiliária?

A metodologia SMART diz respeito a um conjunto de parâmetros sob os quais nos devemos centrar para os nossos planos serem facilmente delineados e, consecutivamente, os nossos objetivos se tornarem bem-sucedidos. Do acróstico em inglês para os termos Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Timely (Temporal), a metodologia SMART ajuda no processo de definição de metas, orientando a ação para o que realmente importa fazer, não desperdiçando tempo e energia.

De acordo com a metodologia SMART, um objetivo deve ser:

  • S – Specific (Específico)

Criar um objetivo específico e focado naquilo que é realmente importante, especificando temas principais e secundários e sem subjetividades, é o ponto de partida para uma estratégia de sucesso. Quando um objetivo é específico, tem uma hipótese muito superior de ser realizado do que um objetivo genérico. Por isso, é necessário perceber as razões específicas, os propósitos e os benefícios dessa meta, detalhando de forma clara os nossos objetivos.

  • M – Measurable (Mensurável)

Só é possível controlar aquilo que conseguimos medir. Por isso, é importante ter claramente definido o método ou sistema de medição que será utilizado, estabelecendo critérios concretos para medir o progresso em direção às metas que foram definidas. Medir a evolução, desde a origem até onde se pretende ir, é fulcral. Devemos definir números para os nossos objetivos, criando ferramentas para o cérebro ir avaliando durante o percurso.

  • A – Attainable (Atingível)

É essencial traçar metas que possam ser alcançáveis e que sejam compatíveis com a sua realidade e os seus recursos. Quando identificamos objetivos que são importantes para nós, começamos a descobrir maneiras de torná-los realidade, desenvolvendo capacidades para os alcançar. Assim, os objetivos devem ser desafiadores mas passíveis de ser alcançados, sem serem irrealistas.

  • R – Relevant – Relevante

Devemos sempre traçar metas que sejam relevantes e realistas, que façam sentido e que sejam importantes, percebendo se são ou não capazes de produzir impacto. Além disso, o objetivo é realista se acreditarmos que ele pode ser realizado. As metas por nós definidas precisam de ter significados, numa convergência com o seu propósito.

  • T – Timely (Temporal)

É importante estabelecer prazos para criar o senso de urgência e para ficar focado em cumprir os objetivos. Este é o principal fator, sendo que se deve definir um prazo para a execução/cumprimento da meta proposta. Delinear objetivos fundamentados dentro de um espaço temporal é essencial ao sucesso do mesmo. Contudo, o tempo não pode ser tão curto que torne o objetivo impossível, nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo.

Concluindo, a Metodologia SMART permite-nos planear, controlar, executar e rever todas as atividades de um determinado plano da forma mais correta possível. Quando uma estratégia é planeada de forma coerente, os objetivos delineados irão certamente ser refletidos conforme foram inicialmente idealizados. Ter um objetivo SMART é ter uma ação direcionada de maneira clara e focada.