Social Media no mercado imobiliário

As redes sociais são, cada vez mais, a estratégia de muitas empresas para a divulgação e criação de um relacionamento duradouro com o cliente. Esta criação de relações diretas e de proximidade fazem das redes sociais o canal ideal para estabelecer um contacto mais direto da sua imobiliária com os seus potenciais clientes.

As redes sociais vieram facilitar e fortalecer a forma de comunicar já que, atualmente, as novas tecnologias e as ferramentas digitais são cada vez mais utilizadas por quem pretende comprar casa. No que diz respeito ao mercado imobiliário, o Facebook tem sido uma ferramenta fundamental para aumento do número de vendas, sendo que, hoje em dia, esta é a rede social mais utilizada no mundo inteiro.

Para garantir uma boa presença online é necessário que haja uma adaptação à nova realidade de negócio e estar sempre atento a um consumidor cada vez mais exigente e informado pois, quem tenciona comprar, arrendar ou vender um imóvel, vai procurar informações, opiniões e experiências vindas de outros clientes. Para isso é necessário preparar-se cautelosamente, planeando e analisando a sua atuação nas redes sociais. Desse modo, deve ponderar quais os meios que fazem mais sentido para a sua empresa de mediação imobiliária.

Hoje, a internet centra-se na ligação entre pessoas e, por isso, devemos ter como objetivo criar conteúdos que sejam atrativos e focados numa aproximação e identificação com os seus clientes. Para isso temos de ter certos cuidados, tais como:

  • Imagem: No mundo do social media é fundamental criar uma imagem de transparência e seriedade relativamente à sua imobiliária, já que isso cria a sua identidade virtual;
  • Interação: Temos de manter uma interação constante, visto que o público das redes sociais é assíduo e, se deixarmos de interagir, pode ser fatal. É igualmente importante ser interessado pelo seu público e responder a todas as dúvidas, comentários e criticas, ainda que sejam negativas;
  • Linguagem: A linguagem utilizada deve ser informal, de modo a estar acessível a todas as pessoas;
  • Características do imóvel: Opte por vídeos ou fotorreportagens, garantindo assim maior dinâmica na divulgação dos seus imóveis;
  • Conteúdos: Num meio tão competitivo é necessário conseguir destacar-se e, para isso, é importante criar conteúdos interessantes, pois quanto mais interessante for o conteúdo maior será a possibilidade de partilha, gerando assim publicidade gratuita.

Além disso, quando colocar posts nas redes sociais sobre imóveis comercializados pela sua imobiliária deve também dispor de outro tipo de conteúdos como, por exemplo, sugestões de decoração ou “dicas” sobre o mercado imobiliário. Assim, estará a demonstrar que o seu foco não é simplesmente a concretização de negócios, mas também o fomento da relação com os seus clientes.

Last modified on Abril 8th, 2015 at 11:38 am