A importância de conhecer os clientes

O conhecimento e a segmentação do cliente surge como uma estratégia de marketing essencial para o sucesso de qualquer empresa e o setor imobiliário não é exceção. Por isso, todo o mediador imobiliário deve empenhar-se para conseguir um conhecimento essencial dos seus potenciais clientes. Desse modo, pode planear estratégias e definir ações para obter o comprometimento e a confiança necessárias.

A primeira impressão é muito importante. Por isso, durante a visita ao imóvel, o cliente deve ser encaminhado por alguém que transmita confiança e que saiba especificar a importância que o investimento no imóvel trará de benéfico para a sua vida. Se o mediador transmitir um conhecimento elevado sobre o imóvel, transmitirá também confiança ao seu cliente e evita que ele fique inseguro na hora da compra. O agente imobiliário é o guia do cliente e, por isso, é fundamental que saiba ao pormenor todos os detalhes do que está a negociar.

Um mediador imobiliário é o fator chave da negociação. É extremamente importante que tenha sempre as informações necessárias disponíveis, para transmitir credibilidade e transparência aos seus potenciais clientes.

Uma das estratégias de marketing a que o setor imobiliário deve dar especial importância para o sucesso do negócio é a segmentação dos clientes, ou seja, a identificação dos mesmos, de acordo com as suas reais necessidades. A segmentação do mercado serve para as distinções de interesses ou de necessidades dos clientes. Por isso, é importante reter que não se pode tratar todos os clientes da mesma forma, mas também não se pode tratá-los de forma diferente, sucedendo então como melhor solução seccionar grupos com gostos e características semelhantes. Por exemplo, o mediador deve sempre perceber que, claramente, um casal com filhos procura um imóvel diferente de um casal jovem que está em início de vida.

Nesta perspetiva, quando contactar um potencial cliente, é essencial perceber primeiramente os seus gostos e motivações, para consequentemente ir de encontro àquilo que ele ambiciona e, desta forma, fazer um negócio de sucesso.

Last modified on Março 20th, 2015 at 10:46 am