Promover um Post no Facebook

Fazer uma publicação no Facebook já não é uma tarefa tão linear. Anteriormente, quando era feita uma determinada publicação, esses mesmos posts eram vistos pela grande maioria dos fãs de uma página. No entanto, atualmente, o panorama inverteu-se. Hoje, são menos de 20% de fãs de uma página que têm acesso àquilo que é publicado, o que não é, de todo, o desejado pelos gestores de páginas.

O feed de notícias do Facebook é um meio extremamente apetecível para quem quer comunicar, sendo que esta é a rede social mais utilizada em todo o mundo. No entanto, é cada vez mais difícil conseguir visibilidade apenas por alcance orgânico.

Para aumentar esse alcance, o Facebook criou a ferramenta “Promover”, que possibilita a exibição do post a um número alargado de pessoas, aumentando o impacto da publicação e o seu potencial viral. Apesar de ter um custo e de só estar disponível para páginas com 50 ou mais fãs, acaba por ser uma opção viável, porque ainda não existe nenhuma outra plataforma como o Facebook, capaz de segmentar tanto o público para uma campanha.

Esta facilidade oferecida por esta poderosa rede social é, provavelmente, a única forma de alcançar o público que nunca se conseguiria alcançar organicamente. Impulsionar publicações garante que a mensagem seja exibida no feed de um maior número de fãs, aumentando consideravelmente o impacto e visibilidade da publicação.

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Com base no seu potencial de amplificação deve-se ter em conta que a exibição orgânica do post irá aumentar consideravelmente e, por isso, muito provavelmente, também os “likes” da sua página irão aumentar, trazendo para a sua página já um público muito segmentado – o seu target.

Contudo, convém ter em conta qual é a sua meta de ação – qual é o seu objetivo. Nunca, em caso algum, pode ter como objetivo “sensibilizar”, “aumentar notoriedade da marca” ou “passar a palavra”. Estas são as piores razões para querer promover a sua publicação e, além disso, é um desperdício de dinheiro. Se o seu objetivo é gerar leads, o melhor será promover as publicações que já possuem tração orgânica (que têm tido gostos, comentários, partilhas), ou seja, promover posts que já estão altamente segmentados, pois esse será o público-alvo suscetível de ação.

Crie o seu próprio conteúdo, criativo e exclusivo. Nunca, em caso algum, promova conteúdos que não são verdadeiramente seus. Seja ético e moral. Além disso, impulsione apenas as mensagens que têm um ponto de captura “call-to-action”, ou seja, que levam o utilizador a fazer uma determinada ação como, por exemplo, aceder ao seu site pessoal. O call-to-action é fundamental para a captura de leads.

Adaptado de:

http://goo.gl/V2Gi7e

http://goo.gl/o4voyg

Last modified on Fevereiro 5th, 2015 at 12:21