7 Mandamentos para o Marketing nas Redes Sociais

Semelhante a ter a missão ou objetivos da empresa definidos, a sua estratégia para as redes sociais deve contar com alguns apoios gerais de sucesso para estabelecer um plano eficaz.

1. Seja consistente na sua estratégia para as Redes Sociais

Regra número um é ser coerente com suas práticas. Isso significa fazer posts com uma regularidade diária e envolver-se regularmente na estratosfera social.

Algumas directrizes básicas para a fazer posts com frequência:

– Pelo menos um post no blog por semana (duas vezes é grande, mas o foco na qualidade vs quantidade);

– Faça um a dois posts por dia no Facebook, mesmo para Google+ ;

– Para o Twitter, recomenda-se pelo menos cinco mensagens por dia e não mais de um por hora (envolvimento com outros utilizadores não se incluí neste ponto);

– No LinkedIn, deverá atualizar seu status com um conteúdo relevante uma vez por dia.

2. Fornecer informação significativa

Deverá ter em conta que ninguém se preocupa com o seu negócio, serviço ou negócio.

Só se preocupam com os benefícios que recebem dele. Isto significa que deverá sempre ter em conta quais as necessidades do seu público-alvo.

3. Seja um ser humano, não um bot

Ao interagir com as pessoas online deve parecer uma pessoa real e não um bot. Os utilizadores querem saber que está alguém a prestar atenção, quando se trata daquilo que se tem a oferecer.

A crescente popularidade das redes sociais tem utilizadores que querem saber quem está por trás da marca e estes estão mais propensos a confiar nos seus produtos ou serviços, porque eles confiam em si ou na sua equipa. A rede social criou uma “política de portas abertas” imediata entre clientes e marcas por isso, quando não responde às suas mensagens, é o equivalente a ignorar alguém que esteja a conversar consigo num restaurante…

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4. Seja acessível

Se estiver para se iniciar em qualquer uma das plataformas de redes sociais disponíveis, então precisa de se comprometer a ser acessível para o público. Isto significa responder aos comentários e mensagens que necessitem de acompanhamento num razoável período de tempo. O tempo de resposta aceitável irá variar de empresa para empresa, mas como uma regra geral, todas se esforçam para responder a todas as mensagens dentro de 24 horas ou menos com uma resposta personalizada.

5. Spam?! Nunca!

Há uma linha muito distinta entre comentário pensativo, mensagens úteis e spams. Se não sabe o que é spam, as possibilidades de que possa ser um spammer nas redes sociais são altas, e nem sequer se apercebe disso. Spam é um grande problema que ninguém gosta de receber. E a maior razão de tudo: O Spam não funciona e faz com que perca toda a credibilidade.

6. Posicione-se como autoridade

Dedique algum tempo para examinar a sua presença online e determinar se o seu “estatuto de autoridade” está devidamente transmitida através das suas mensagens e branding. Se realmente sabe do que está a falar, é necessário ter certeza de que o potencial cliente consegue perceber isso rapidamente.

7. Nunca subestime o poder dos blogs

Os blogs têm benefícios para o seu negócio, tais como:

– Ajudam-no a estabelecer-se como perito na sua área de negócio;

– Se os mantiver atualizados garantem vantagem SEO (search engine optimization);

– Através dos blogs é possível construir confiança e influência;

– Um blog com conteúdos bem elaborados e constantes atualizações aproximam os clientes da empresa.

Last modified on Fevereiro 10th, 2015 at 5:30 pm